Mulheres são 25% Das CNH Categoria “A” Em São Paulo

No Estado de São Paulo há 9,1 milhões de condutores habilitados na categoria “A”. Deste enorme contingente, 25% são do sexo feminino e 77% são habilitados para conduzir automóveis também, enquanto que apenas 2,6% possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) somente para pilotar motocicletas.

Apesar das inúmeras falhas que se pode apontar no sistema que forma e habilita motoristas e motociclistas no Brasil, ele segue funcionando e colocando diariamente nas ruas milhares de novos condutores de veículos. São 5 as categorias de carteira de habilitação no Brasil – “A”, “B”, “C”, “D” e “E” – e ter uma na categoria mais alta (“E”) não habilita seu portador a conduzir moto (“A”), mas permite ao portador conduzir os outros veículos das categorias inferiores (“B”, “C”, e “D”). Por isso todas as categorias podem ser combinadas com a categoria “A”.

Confira as categorias de Carteira Nacional de Habilitação no Brasil:

  • Categoria A – Motocicleta, ciclomotor, scooter, motoneta, triciclo e side-car.
  • Categoria B – Veículos automotores com até 8 lugares e que não exceda 3 500 kg.
  • Categoria C – Veículos de transporte de carga acima de 3.500 kg e até 8 lugares (necessário um ano de CNH na categoria “B”).
  • Categoria D – Veículos de transporte de passageiros com mais de oito lugares (necessário ter mais de 21 anos de idade e um ano de CNH na categoria “C” ou dois anos na categoria “B”).
  • Categoria E – Veículos articulados ou com dois segmentos, sendo o primeiro enquadrado nas categorias “B”, “C” ou “D” e a unidade acoplada ter mais de 6.000 kg ou exceder oito lugares ou se enquadrar como um trailer (necessário ter mais de 21 anos de idade e um ano de CNH nas categorias “C” ou “D”.Fonte: Motonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *